segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O PERIGO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS E AFINS.


Nesta segunda feira (6/10/2008) aconteceu algo que muitas pessoas esperam nunca ver.
14h30min muitas crianças brincando, pais com seus filhos passando, cachorrinhos se divertindo... Ao fundo ouvem-se estouros de bombas, muitas pessoas pensam ser em comemoração pela reeleição do atual prefeito em Paraty, muita gente sai nas portas esperando ver uma carreata, passeata.
O que acontecia? Era um rapaz com aproximadamente 22 anos jogando bombas nº 0, aquelas usadas em muitas festas que mais parecem um morteiro. Onde? Ah sim em plena Praça da Paz na Ilha das Cobras.
De repente o pior aconteceu, um lindo cachorro da raça capa preta de mais ou menos um ou dois anos de idade que sempre brincava nessa praça correndo com a criançada, abocanha esse rojão e ele explode dentro de seu focinho. Dezenas de pessoas assustadas, apavoradas e revoltadas se reúnem para ver o pobre animalzinho agonizando, não tentem nem imaginar a cena, o cão sofrendo com dor e sem nem se quer poder emitir som ou “choro”, pois ele não tinha mais o maxilar, sim, isso mesmo que você leu, ele NÃO TINHA MAIS O MAXILAR, totalmente estourado como se ele tivesse sido ferido numa guerra na explosão de uma bomba.
Pessoas revoltadas tentam assimilar o fato, o rapaz que estourava bombas, agora estava “perplexo” sem noção do que havia causado?
Passados algumas dezenas de minutos nem polícia, nem defesa civil, nem nenhuma autoridade de zoonose apareceu, um cidadão pega sua pick up e “socorre” o cão para ai então levar a algum veterinário para sacrificar.
Pergunta que todos faziam e se fosse uma criança? Se fosse um parente meu? Se fosse meu filho?
Existe justiça nesse caso? Não é esse o ponto que quero mostrar nesse instante, mas sim o problema real que poderia haver ocorrido se envolvesse uma criança que certamente teria a mão decepada ou algo pior então.
Por isso sempre ouvimos na TV, rádios campanhas contra os fogos de artifícios.
Pessoal, apenas pessoas capacitadas sabem como usar esse material, chamada pólvora.
Muitas vidas foram ceifadas por causa de acidente com rojões, bombas, morteiros...
Vidas humanas, vidas animais, até quando? Conscientização é a palavra.
Deixem os Fogos para quem sabe usar e não para qualquer incapacitado fazer uso do mesmo
Professores, pais, por favor, ensinem essa atual geração dos perigos dos fogos de artifício.

Aqui escrevo também que o Babaca que fez isso deve ser punido muita gente foi testemunha, deve ser feito justiça! ASSASSINO de animais deve estar atrás das grades!
Muita gente sabe quem é você.

Um comentário:

  1. Olá meu Amigo adorei sua matéria tomara que seja tomada alguma providência contra isso
    Um grande abraço e parabéns pela Matéria.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Paraty, Rio de Janeiro, Brazil
Sou radialista formado pelo SENAC - LAPA Hoje trabalho na Rádio Nova fm 87,9 de Paraty e trabalhei na TV paraty.com PARA OUVIR A RÁDIO PELA INTERNET ACESSE: www.novaondafm.net PARA VER os vídeos do meu programa de esporte, FLIP, Carnaval e transmissões esportivas acesse A TV PARATY.COM no site www.paraty.com