sábado, 7 de agosto de 2010

FLIP 2010 - TRISTEZA !

hoje venho aqui para escrever um pouco de meus pensamentos sobre FLIP 2010.
Que TRISTEZA! parece que definitivamente FLIP deveria mudar de sigla e passar a ser FLI$, oras uma festa literária onde tudo é caro, não estou falando da cidade não!!, estou falando apenas da FLIP. E pergunto se é uma festa literária porque os escritores não renomados não podem vender seus livros em Paraty na epóca da FLIP?
Concordo, com ressentimentos, que dentro da FLIP fica de fato impossível, pois a FLIP tem seu custo sim, mas proibir o direito do escritor comum de vender seu produto, o livro, na cidade? Escrevo isso não porque me disseram, mas porque no dia de ontem 06/08/2010 vi um segurança da FLIP, com botton da empresa que faz a segurança do evento, os quais "carinhosamente" aqui na cidade apelidamos de os MATRIX, e com rádio da FLIP e outras coisas que poderiam indentificá-lo como "funcionário da FLIP" agredindo verbalmente um escritor que tentava vender um livro para um turista de São Paulo por míseros R$ 19,99 aliás um livro de boa qualidade. No que esse segurança que passava pelo local na rua do Comércio esquina com rua da Lapa, deu um semi pescoção no autor e indagou se ele sabia que estava proibido de vender livros em Paraty sem ser na FLIP. Quem fez o meio campo para solucionar o problema foi o turista que por acaso era advogado em SP e fez um meio campo afastando o autor desse segurança. Agora te pergunto quem pensa que é essa FLIP? Eles vem a cidade se acham dono de tudo e eu como pagador de impostos e morador da cidade tenho que me submeter às regras deles? Não me venham dizendo que a FLIP deixa fortunas em Paraty que ela não deixa! Movimenta a cidade sim, isso ela faz e muito bem, emprega muitas pessoas? COncordo que sim, mas não é por esse motivo que a FLIP ou FLI$ pode se considerar dona de tudo.
Empresas de Paraty que poderiam servir algo a FLIP foram menosprezadas e preteridas por empresas de outras cidades do Brasil, acho que deveria haver uma lei onde depois de contratados todos os serviços prestados por empresas do munícipio sim seria permitido empresas de outras cidades atuar na FLIP ou em qualquer evento.
Mas não para por aí a minha tristeza com esse evento, tenho visto e lido em vários sites e jornais que cartunista americano Robert Crumb e seu famoso mau humor fazendo gestos sbcenos ao fotógrafos e a sua esposa mostrando língua, ora camarada se não quer aparecer em fotos de revistas, sites, jornais que estão na cobertura da FLIP que você fique em casa! Não venha a esta cidade e a este evento para ser mal educado! E o Salmam que foi entrevistado ao invés de moderado pelo Bocanera? Aquilo era entrevista para a GLOBO ou um debate sobre seu novo livro? O próprio Salmam teve de pedir para falar de livros e literatura!
Senhores e Senhoras será que esses fatos são necessários?
Será que a FLIP é apenas uma festa de R$ e ou U$?
Será que o pequeno autor que não foi convidao na FLIP nem para expor seu livro não tem o direito de vender seu livro na cidade?
Gostaria muito que a organização da FLIP revisse seus conceitos megalomaniacos!
E gostaria que a organização ainda na hora de fazer convite a certas pessoa vissem se ele é ou não mal educado!
Mas por outro lado devo dizer qua a FLIP é SIM muito importante para incentivar aos jovens a leitura e a escrita de um livro, livro que aos poucos está morrendo, será?

Desculpem minha revolta mas aquela cena do autor e o segurança me deixou profundamente magoado e pela falta de educação do Robert acho que foi a gota d'agua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Paraty, Rio de Janeiro, Brazil
Sou radialista formado pelo SENAC - LAPA Hoje trabalho na Rádio Nova fm 87,9 de Paraty e trabalhei na TV paraty.com PARA OUVIR A RÁDIO PELA INTERNET ACESSE: www.novaondafm.net PARA VER os vídeos do meu programa de esporte, FLIP, Carnaval e transmissões esportivas acesse A TV PARATY.COM no site www.paraty.com